Portal Espigão
Informação a Serviço da População

Projeto educacional incentiva alunos a leitura e artes cênicas em Ji-Paraná, RO

Em cinco anos de projeto, todos os alunos participam das apresentações. Quatorze peças sobre as histórias estudadas em sala foram apresentadas.

0

Um projeto de incentivo à leitura aproximou alunos da Escola Municipal Jamil Vilas Boas dos livros e também do teatro, em Ji-Paraná (RO), a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. O ‘Projeto Um Mundo Encantado de Conhecimento’ está na quinta edição e apresentou 14 peças tetrais nos dois turnos, por 425 alunos, no início do fim de semana.

Segundo a professora da educação infantil, Giucéia Jacinto, o projeto acontece há cinco anos e é uma maneira diferenciada de aprendizagem. “As crianças se divertem e aprendem ao mesmo tempo. Elas trabalham em sala de aula as histórias e depois as crianças expõem o que aprenderam de uma maneira lúdica, diferenciada”, explica.

De acordo com Giucéia, dentro do projeto que acontece anualmente, as crianças trabalham várias histórias. Os alunos são incentivados a produzirem seus figurinos e ver na prática tudo que aprenderam durante a leitura.

“Nós queremos mostrar aos alunos que a leitura faz toda diferença na nossa vida. Se eles lerem, conseguem ampliar todo o conhecimento. Todo o tipo de leitura é muito importante. Ensinar através das leituras dos contos de fadas o que é a vida real”, diz a professora.

Estudante do 5° ano, Arthur de Souza, conhece bem o projeto, pois participa desde o início. Neste ano, Arhtur fez parte da teatro “Daniel Na Cova dos Leões”. Para ele o projeto foi muito importante para o desenvolvimento da leitura.

A estudante, Yasmim do Bonfim Santos, conta que estuda na escola há quatro anos e participou das edições anteriores. “O que eu mais gostei, foi o mistério da lagartixa, pois todos queria saber qual era o mistério. Mas, a parte que eu mais gosto no projeto é mesmo da leitura, pois ela me ajuda na aprendizagem”, afirma a estudante.

A estudante Rawany Bueno Oliveira Ribeiro, está no último ano e terá que mudar de escola no ano que vem, porque na instituição é oferecido ensino apenas até o 5º ano. Ela conta que está com o coração apertado por saber que não vai mais participar.

“Eu fico muito triste. Estou aqui desde o primeiro ano e somos uma família. Mas, eu sei que a gente passou por uma etapa de aprendizagem muito feliz”, afirma a aluna.

Source G1 RO
Via G1 RO
Comments
Carregando comentários...